|
Shantala é uma massagem indiana milenar, tão antiga que não se sabe precisar a sua origem. Ela consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê, tais como: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.
A shantala protege contra infecções porque acalma o bebê, diminuindo o nível de estresse e, conseqüentemente, reduzindo também a quantidade de cortisol circulando no corpo - hormônio que em grande quantidade baixa a imunidade. Raramente o bebê que recebe a massagem diariamente adoece.
A massagem também ajuda na absorção alimentar, fazendo com que o ainda incipiente sistema digestivo dos bebês funcione melhor, acabando com a dificuldade de evacuar, elimina e evita a formação de gases (aliviando as cólicas). Como a massagem é feita diariamente é importante manter um ritmo. Atua sobre todo o sistema neurológico equilibrando-o. Desenvolve a coordenação motora e atua ainda sobre a musculatura e articulações. Alonga e promove eliminações de tensões, bloqueios. Facilita o sono tranqüilo e profundo.
|